Gostou? compartilhe!
Características Gerais

As conexões dupla anilha em aço inoxidável, são constituídas de corpo, flange e anilhas. No caso de conexões dupla anilha em aço inoxidável retas, o corpo é fabricado em ASTM A276 gr TP316, e a flange (porca de aperto) e anilhas (dianteira e traseira) também é fabricada em ASTM A276 gr TP316, porém, com tratamento de nitretação na anilha traseira.
O que constitui este tratamento?
Ele garante um endurecimento externo muito grande, contudo, mantém a flexibilidade interna da anilha, garantindo um funcionamento perfeito. Quando falamos em conexões dupla anilha em aço inoxidável, também estamos falando em conexões angulares (Tes, cotovelos e cruzetas), e estas são forjadas atendendo à norma ASTM A182 gr TP316. Temos vários tipos de utilização, mas, sem dúvida nenhuma, a maior delas é na instrumentação.
O perfil para utilização dessas conexões dupla anilha em aço inoxidável são muitos, dentre eles, indústrias químicas, petroquímicas, de papel e celulose, siderúrgicas, usinas de açúcar e alcool, biodiesel e outros. A exigência quanto ao uso das conexões dupla anilha em aço inoxidável se dá, basicamente, quando o fluido ou gás tem é extremamente contaminante ou perigoso, como H2S extremamente presente na extração de petróleo, ou gases raros e caros, gases com índice de vazamente alto, como o Hélio. Além disso, existem vários outros motivos e indicações para utilização das conexões dupla anilha em aço inoxidável, pois a pressão de trabalho dessas conexões é de 6000psi, o que amplia seu leque de utilização.
Clique nas imagens para ampliar
O funcionamento das anilhas
A anilha dianteira é a anilha que irá cravar no tubo para fazer a vedação e a anilha traseira (que é a anilha que possui tratamento térmico) fará a ancoragem da anilha dianteira, impedindo que a mesma recue e garantindo a estanqueidade das conexões dupla anilha em aço inoxidável. Este tipo de conexão tem tamanho reduzido, o que as torna muito interessante para montagem em painéis e outras aplicações que possuem pouco espaço. O sistema de dupla anilha existe também para aplicação com outros materiais que não os tubos de aço inoxidável. Quando o tubo a ser utilizado é de cobre, as conexões em dupla anilha são de latão, e quando o tubo for de aço carbono, as conexões também serão em carbono, contudo, suas anilhas continuarão sendo em aço inosidável.