Gostou? compartilhe!
Características Gerais

O termo conexões flangeadas tem dois entendimentos possíveis. Um deles seria conexões flangeadas em suas extremidades, ou outro entendimento é de que os tubos devem ser flangeados, ou seja, devem ter a ponta “aberta” por um flangeador, para adaptarem-se às conexões que têm a extremidade cônica à 37º ou 45º de ângulo. As conexões flangeadas, geralmente são em ferro fundido dúctil, e muito utilizados em adutoras, linhas de água, saneamento, gás, etc. e são instaladas em tubulações que possuem também, terminações com flanges para uma fácil montagem ou desmontagem.
Quase que como regra geral, são conexões flangeadas de ferro fundido dúctil e de grandes diâmetros e obedecem as normas NBR 6916, NBR 7675 e ISO 2531. Conexões flangeadas em aço carbono são mais raras e só são utilizadas onde haja realmente necessidade de eventual desmontagem, pois são muito pesadas e com alto custo. Os tipos de conexões podem ser aqueles que servem para mudança de direção como as curvas, te 90º, te 45º, cruzetas, ou para restringir a vazão, caso das reduções concêntricas e reduções excêntricas.
Clique nas imagens para ampliar
O segundo tipo de conexões flangeadas, como já afirmamos anteriormente, são aquelas que possuem as pontas cujas extremidades cônicas de 37º ou 45º para que sejam acoplados os tubos cujas pontas foram alargadas.
Estas conexões flangeadas, em aço carbono, são produzidas com as roscas NPTF em conformidade com SAE J476a ( ASME B.1.20.3 ) e as conexões de aço inoxidável fornecidas com roscas NPT conforme ASME B 1.20.1.. As conexões flangeadas em aço inoxidável devem ser utilizadas com tubos cuja dureza máxima seja até 90 HRB das normas ASTM A 269 ou ASTM A 312. Consulte-nos, pois mantemos estoque de todas as configurações da linha Ultraflare ( cotovelos, uniões, tes, conectores macho, conector fêmea, tampões, uniões bulkhead, plugs, luvas, etc.).