Clique nas imagens para ampliar
As válvulas de esfera são utilizadas como bloqueio ou para mudança de direção ( válvula de esfera direcional de fluxo) de linhas de ar, água, óleo, vapor e produtos químicos diversos.
A denominação válvulas de esfera acontece pelo fato dessas válvulas possuirem uma esfera vazada que, dependendo da necessidade, bloqueia ou libera a linha onde está instalada com um quarto de volta. São válvulas versateis, utilizando menor espaço na linha, substituindo com vantagem, as válvulas de gaveta, por exemplo, que são maiores e com mais pontos de vazamento. Assim como a válvula de gaveta, não é indicada para regulagem de fluxo. Substituem com vantagem as válvulas tipo macho.
DIFERENTES FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS VÁLVULAS DE ESFERA
As válvulas de esfera podem ser fornecidas com vários tipos de construção; monobloco, bipartida ou tripartida. É denominada monobloco, a válvula cujo corpo é feito em uma única peça; bipartida tem o corpo produzido em duas partes e tripartida tem um corpo central mais duas partes nas extremidades.
As extremidades das válvulas de esfera, dependendo do tipo solicitado, podem ser flangeadas, com bisel para soldar, com encaixe para soldar, roscadas em padrões diversos ( NPT, BSP, etc.), válvulas para utilização entre flanges, tipo wafer, válvulas de esfera para tambor, e outras terminações específicas. Existem ainda válvulas para utilização em instrumentação, que poderão ter suas terminações do tipo compressão para tubos (anilhadas).
Diversos tipos de materiais são utlizados para a fabricação das válvulas de esfera dependendo da utilização: latão; aço carbono; aço inoxidável em diversas ligas de material, aços com ligas especiais, materiais plásticos. Ou seja, dependerá do tipo do produto que passará pelo processo, inerte ou corrosivo, etc. Estes materiais poderão ser fundidos ou forjados, dependendo da utilização, pressões de trabalho e diametro da tubulação.
Estas válvulas são utilizadas por praticamente todo tipo de indústria; química,petroquímica, mineração,cimento, saneamento, álcool e açúcar, energia, papel e celulose, etc. Principalmente na indústria petroquímica, existem válvulas que necessitam ser resitentes ao fogo. São as válvulas tipo "fire safe".
São fabricadas válvulas de esfera com materiais com composição ecologicamente correta para fabricantes de bebidas, de produtos alimentícios, farmacêuticas e outras empresas químicas que necessitam de limpeza especial e materiais inertes além de resitência. Estas válvulas especiais são produzidas pela Parker-Legris. As válvulas de esfera podem ser atuadas manualmente através de alavanca ou podem ter atuador pneumático, elétrico, de engrenagem, etc.
Para saber mais sobre Válvulas de esfera
Ligue para 11 2084-7733 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!