Gostou? compartilhe!
Características Gerais

Válvulas borboleta ou 'butterfly valve' são válvulas utilizadas para bloqueio e regulagem de vazão. São de construção compacta ocupando menor espaço na linha de processo e têm custo mais atraente que outras válvulas com a mesma finalidade. As válvulas borboleta são constituidas de corpo monobloco, disco central transpassado por haste ou com haste acoplada ao disco que vai até a manopla ( peças de menor diametro ) ou atuador para diametros maiores.
Quando a haste é acoplada ao disco, por sua conformação, o disco será mais fino, aumentando o coeficiente de vazão. Como o disco permanece sempre no meio do processo, também sempre haverá algum nível de restrição de passagem, que deverá ser considerado no cálculo de vazão. Elemento de vedação em elastomero ou teflon, ou ainda vedação metal-metal. As válvulas borboleta tem utilização em muitos tipos de indústrias, como: alimentação, saneamento, indústria de papel e celulose, indústria de mineração, energia, petroquímica, criogenia, siderúrgia, etc. Os principais tipos de válvulas borboleta são: WAFER que são instaladas entre as flanges do processo, não necessitando fixação específica.
Clique nas imagens para ampliar
Válvulas borboletas flangeadas
LUG, também instaladas entre flanges, porém com furos de fixação. Válvulas borboleta FLANGEADAS, são válvulas que já possuem as flanges fundidas no próprio corpo da peça, possuindo furos para fixação, podendo ser no padrão ANSI, MSS, AWWA, BS, JIS, etc. As válvulas borboleta têm configurações diversas quanto a sua vedação, podendo ser em teflon, assim como seu disco revestido em teflon, ou outro material. Tipos de materiais utilizados na fabricação de válvulas borboleta : Corpo em ferro dúctil ASTM A 536 : Aço carbono fundido ASTM A 216 GR. WCB ; Aço inoxidável fundido ASTM A 351 CF8M; Também fabricadas em outros materiais. Os discos poderão ser em ferro dúctil ASTM A 536; em ASTM A 216 GR.WCB ; em aço inoxidável ASTM A 351 CF8M e outros materiais como titânio ASTM B 367 GR. C-2, etc. Os elementos de vedação poderão ser: ELASTOMEROS como EPDM, SILICONE, BUNA-N, HYPALON, BORRACHA NATURAL, VITON, etc. Acessórios que podem ser instalados nas válvulas borboleta; Válvula solenóide, posicionador, caixa redutora com corrente, caixa redutora c/volante, atuador pneumático, atuador motorizado, etc. São fornecidas em bitolas de 2' a 48'.